Entenda porque a turma não está aparecendo no portal

Sumário

1- Contexto
2 - Possíveis motivos para a turma não aparecer no portal
   2.1 - Para usuários operacionais
   2.2 - Apenas para professores
   2.3 - Para todo tipo de usuário
      2.3.1 - Através do Bloqueio de Etapas
      2.3.2 - Através da matrícula nas disciplinas

1 - Contexto

Índice

O portal é um canal onde é possível visualizar as informações das turmas e dos alunos separadamente. Porém, o acesso é limitado para cada tipo de usuário do sistema.

Neste artigo vamos entender melhor sobre as possíveis situações em que as turmas podem não aparecer no portal, e como acontece a configuração para cada tipo de usuário.

2 - Possíveis motivos para a turma não aparecer no portal

Índice

Existem alguns cenários possíveis em que a turma não está aparecendo no portal. Vamos entender cada um deles logo abaixo.

2.1 - Para usuários operacionais

1. Confirme se o usuário tem acesso a unidade e a série/módulo em que a turma se encontra. Para isso:
    • A - Acesse em “Configurações”;
    • B - Clique em “Usuários”;
    • C - Abra o usuário desejado e clique em “Série/Módulo” ;
    • D - Marque as turmas disponíveis para a visualização desse usuário, clique em “Confirmar” e depois clique em “Salvar”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2. Em casos onde o usuário não consegue nem ao menos abrir o portal, confirme se o perfil dele está liberado para este recurso. Encontre essa informação neste passo a passo:

• A - Acesse em “Configurações”;
  • B - Clique em “Usuários”;
  • C - Clique em “Perfis de usuário”;
  • D - Selecione o tipo de perfil;
  • E - Selecione a opção de “Acesso ao portal” e clique em “Salvar”.

2.2 - Apenas para professores

Confirme se o(a) professor(a) possui vínculo na disciplina em que leciona. Para verificar essa informação, siga os seguintes passos:

1. Acesse em “Secretaria”;
  2. Clique em “Turmas”;
  3. Clique no ícone de editar na turma;

Observe no campo de “Organização curricular”, os professores que estão vinculados em cada disciplina.

2.3 - Para todas as classificações de usuários

As situações apresentadas logo abaixo, são passíveis de ocorrer com todas as classificações de usuários no sistema. Para entender mais sobre cada uma delas, acompanhe as seguintes rotinas:

2.3.1 - Através do Bloqueio de Etapas

A turma só aparecerá no portal se estiver com as etapas liberadas. Por isso, confirme se a etapa da turma está liberada no sistema:

1. Acesse em “Acadêmico”;
  2. Clique em “Bloqueio de Etapas”;
  3. Clique em “Filtrar” e insira:
    • Ano;
    • Unidade;
    • Curso;
    • Etapa.
  1. Para liberar, selecione as etapas e clique em “Liberar”.

2.3.2 - Através da matrícula nas disciplinas

Caso o diário carregue no portal mas não apareçam os alunos, confirme se eles estão matriculados nas disciplinas. Para isso, temos duas opções de verificação:

1. Para a primeira opção, acesse em “Secretaria” e depois em “Matrícula”:
    • A - Clique em “Filtrar” para buscar o aluno;
    • B - Insira o número de matrícula ou busque o nome do aluno clicando no ícone com os três pontos;
    • C - Após clicar nos três pontos:
      • Digite o nome;
      • Clique em buscar ou dê enter no computador;
      • Clique no nome do aluno;
      • Clique em “Selecionar”.
    • D - Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno;
    • E - Na aba de “Disciplinas” marque as desejadas e clique em “Matricular”.

2. Na segunda opção, acesse em “Secretaria” e depois em “Turmas”:

• A - Clique em “Ações”;
    • B - Clique em “Matricular Alunos nas Disciplinas em Massa”;
    • C - Clique em “Filtrar” para buscar os alunos e preencha;
    • D - Marque os alunos e as disciplinas e clique em “Matricular Alunos Selecionados”.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 2 de 4
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários (0 comentário)

Artigo fechado para comentários.